É o Tchan! é um Grupo Brasileiro de Axé que se tornou muito popular em território Nacional e Internacional na segunda metade da década de 1990.
Com diversas músicas de teor erótico e duplo sentido, o grupo se popularizou com a ajuda de um trio de dançarinos, que se caracterizava, em sua primeira e original formação por Carla Perez, Débora Brasil, e Jacaré, e nos vocais Compadre Washington e Beto Jamaica,
O grupo surgiu com o nome de Gera Samba e se tornou um dos maiores fenômenos de popularidade e de mídia dos anos 90, tendo surgido em Salvador é conhecido por suas letras de duplo sentido e coreografias lascivas.
Em 1995 ou 1996, seu sucesso saiu da Bahia, quando o grupo se chamava Gera Samba e estava contratado da Gravadora Polygram - Selo Polydor - e ganhou os Outros Estados do Brasil, com o hit "Pout-Pourri - É o Tchan" (Pau Que Nasce Torto./ Melô do Tchan.).
Em 1998 a loura Carla Perez, que já havia se tornado uma "colunável", saiu do grupo, dando oportunidade para um concurso público para a escolha da dançarina substituta, e para isso concursos eram feitos, com a votação do público que decidia quem seria a nova musa do grupo.
O grupo no ínicio era formado por: Beto Jamaica, Compadre Washington, Jacaré, Déborah Brasil e Carla Perez. Em sua primeira formação tinha a morena Déborah Brasil, a loira Carla Perez e o dançarino Jacaré, que jamais saiu do grupo. Após a saída de Déborah, foi feito um concurso nacional para escolher a nova morena do Tchan. Scheila Carvalho foi a primeira colocada. Rosiani Pinheiro foi a segunda colocada e ela foi escalada para a Gang do Samba.
Anos mais tarde, seria hora de Carla Perez deixar o grupo. Foi feito mais um concurso: agora era "A Nova Loira do Tchan", como no sucesso do grupo. Sheila Mello foi a primeira colocada, seguida por Danielle Freitas, que foi escolhida como dançarina da Gang do Samba, juntamente com a terceira colocada, que duraram pouco tempo no grupo.
Os refrões e coreografias do grupo, como a "Dança do Bumbum", a "Dança da Cordinha", "Lamba Tchan" e o "Pout-Pourri - É o Tchan" (sic), se tornaram manias nacionais.
O grupo é freqüentemente acusado de atentar contra os bons costumes da música popular brasileira, e ainda é visto como decadente após a saída dos vocalistas Beto Jamaica e Compadre Washington, em 2000 e 2002, respectivamente. Beto Jamaica se lançou em uma mais ou menos bem sucedida carreira solo. Foi namorado da Débora Brasil. Logo após a saída de Beto Jamaica, quem assumiu os vocais principais foi Compadre Washington. Compadre Washington prefere atuar nos bastidores, mas vai ser sempre lembrado como autor de clássicos bordões.
Segundo consta, Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, foi fabricado para ser um segundo dançarino pela produção do grupo É o Tchan, porem um grupo de ricos investidores reparou no talento de Xanddy, conferindo-lhe a possibilidade de lançar-se em carreira solo.
O Tchan do novo milênio tem apenas Jacaré como membro da banda desde o início, da formação televisiva - já que o grupo conta e sempre contou com outros componentes (banda de apoio).
Dos antigos integrantes, a mais famosa é Carla Perez, casada com o cantor de axé Xanddy, do grupo Harmonia do Samba.
As dançarinas Scheila Carvalho, Sheila Mello, Carla Perez e Silmara posaram várias vezes para revistas masculinas, como a Playboy. A ex-dançarina do grupo Scheila Carvalho, está em quinto lugar no ranking das revistas campeãs de venda, da revista masculina Playboy, no Brasil e foi eleita trÊs vezes seguidas, a mulher mais sexy do mundo (no Brasil). Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.