Drake

Drake

Rap e Hip Hop

Aubrey Drake Graham (nascido em 24 de outubro de 1986), mais conhecido simplesmente por Drake, é um rapper, cantor e ator canadenese. Ele se deu a conhecer ao público no papel de Jimmy Brooks, o personagem com deficiência física de Degrassi: The Next Generation.

Antes de lançar o seu primeiro EP, "So Far Gone", em setembro de 2009, Drake lançou 3 mixtapes: "Room For Improvement (2006), "Comeback Season (2007) e a também intitulada "So Far Gone" (fevereiro de 2009). Esta última foi considerada como uma das melhores mixtapes de sempre e serviu de catalisadora à carreira de Drake como vocalista. O primeiro single da mixtape "So Far Gone", "Best I Ever Had", alcança a vice-liderança da Hot 100.

Em 2010, Drake lança o seu primeiro LP, "Thank Me Later", que conta com colaborações com Alicia Keys, Nicki Minaj, T.I., The-Dream, Young Jeezy, Jay-Z e Lil Wayne, seu frequente colaborador. O álbum garante a Drake o seu primeiro nº 1 na Billboard 200.

Segue-se "Take Care", em 2011, que traz colaborações com Rihanna (no single-título do álbum), o conterrâneo The Weeknd, Kendrick Lamar, André 3000, além, de novo, Nicki Minaj e Lil Wayne.

Em 2013, lança o álbum "Nothing Was The Same", que lhe garante o hit "Hold On, We're Going Home", considerada por bastantes publicações como um dos melhores singles do ano. O tema inclui os vocais da dupla Majid Jordan, que faz parte da editora OVO Sound, da qual Drake é um dos fundadores.

Esses dois álbuns alcançam também o nº 1 da Billboard 200, destino que também as mixtapes de Drake lançadas em 2015 - "If You're Reading This It's Too Late" e "What a Time to Be Alive", esta última em colaboração com o rapper Future - tiveram.

É também em 2015 que sai "Hotline Bling", que alcança o nº 2 da Hot 100 e cujo vídeo dá origem a imensos memes. Em 2016, sai o álbum que contém "Hotling Bling": "Views". "Views" garante a Drake mais um nº 1 na Billboard 200 e é também o primeiro álbum de Drake a alcançar o nº 1 no Reino Unido. Para isso, muito contribuiu o sucesso de "One Dance", que foi o primeiro tema de Drake em nome próprio a alcançar o topo das principais listas de faixas tanto dos EUA como do Reino Unido. Em Portugal, "Views" chegou ao nº 6.

Em 2017, Drake lança "More Life", uma coleção de temas que intitulou de "playlist". "More Life" inclui géneros como o hip hop, o R&B, o dancehall, o grime, o trap, o Afrobeat e a pop e traduziu-se em mais um nº 1 do artista na Hot 100. No Reino Unido, "More Life" chegou à vice-liderança da tabela de álbuns e em Portugal alcançou o nº 15.

Em 2018, foi lançado o quinto álbum e sétimo LP comercial do artista, "Scorpion", um álbum duplo. "Scorpion" contém os hits "God's Plan" (nº 1 nos EUA, no Reino Unido e em Portugal) e "Nice For What (nº 1 nos EUA e no Reino Unido).

Para além disso, Drake já participou em temas de uma imensidão de artistas. Entre os maiores êxitos estão "Right Above It", "She Will", "Love Me" (os três de Lil Wayne), "What's My Name", "Work" (ambos de Rihanna), "Moment 4 Life" e "Only" (ambos de Nicki Minaj) e "Fuckin' Problems" (ASAP Rocky) Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.