Dolly Rebecca Parton (Nashville, 19 de janeiro de 1946) é cantora norte-americana de música country, considerada um dos maiores nomes desse estilo musical.
Nascida em 1946, filha de um fazendeiro, começou a compor e cantar na infância e, com 18 anos, foi para Nashville. Em 1967 entrou para a dupla Porter Wagoner no lugar de Norma Jean. No ano seguinte já ambos ganhavam o prêmio de "Melhor Dueto do Ano", da Academia de Música Country.
Em 1974, o seu primeiro LP solo "Jolene" fez muito sucesso nos EUA. Aos poucos, as suas composições abandonavam os temas country e Dolly começava a sua carreira a solo.
Linda Ronstadt, Emmylou Harris e Maria Muldaur gravaram canções suas, Whitney Houston gravou a música I Will Always Love You, composição de Dolly, e em 2008, Dolly participou no álbum Do You Know de Jessica Simpson, compondo e cantando a faixa que nomeia o disco, entre outras grandes colaborações e composições.
Em 1977, fez o seu primeiro espectáculo na Inglaterra, para um público de rock, no Teatro Rainbow. No ano seguinte, ganhou o primeiro disco de ouro, com "Here You Come Again", onde afastou bastante o seu trabalho do country, e as suas influências de rock desagradavam cada vez mais os puristas. Revelou-se uma atriz competente ao participar no filme "Como Eliminar seu Chefe" ao lado de Jane Fonda e Lilli Tomlin. Também contracenou em um episódio da série Hannah Montana ao lado de Miley Cyrus, fazendo a tia de Miley Stewart.
Em 1983, fez uma participação em dueto com Kenny Rogers na música "Islands In The Stream", escrita por Barry Gibb dos Bee Gees, onde obteve sucesso mundial.
A famosa intérprete construiu um parque temático inaugurado em 1985: o "Dollywood", que situa-se no Tennessee, na cidade de Pigeon Forge. O parque apresenta inúmeras diversões e shows, todos inspirados nas origens country e na história de sua criadora. Mais tarde contruiu ainda o parque aquático "DollySplash", abriu o restaurante "Dixie Stampede" e fundou a "Imagination Library" especialmente dedicada às crianças.
Discografia Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.