Dixie Chicks

Dixie Chicks

Country

Dixie Chicks é um trio musical estadunidense de música country, composto por Emily Robison, Martie Maguire e Natalie Maines. É um dos grupos femininos de maior sucesso de todos os tempos, tendo vendido 36 milhões de álbuns no mundo.

O grupo foi formado em 1989 em Dallas, Texas e era formado por Martie Maguire, Emily Robison, Laura Lynch e Robin Lynn Macy. Após anos de luta para reconhecimento e mudança nos integrantes, as Dixie Chicks finalmente conseguiram fazer um enorme sucesso nos mercados country e pop no final da década de 1990. As integrantes do grupo se tornaram bastantes conhecidas devido a seus caráteres, suas habilidades vocálicas e instrumentais, seu senso de moda e seus comentários políticos. Até o início 2007, o grupo já ganhou quatorze prêmios Grammy, e se tornou o primeiro artista country a receber mais de duas indicações para o prêmio de melhor álbum do ano (com Fly, Home e Taking The Long Way).

Em 2003, dez dias antes da invasão estadunidens no Iraque, a vocalista Natalie Maines disse se envergonhar do fato de que o presidente George W. Bush ser texano assim como as integrantes do grupo. Tal afirmação causou controvérsia e o grupo foi banido de diversas emissoras de rádio por todo o país. Este momento infame da vida das integrantes do grupo serviu de base para o documentário "Shut Up and Sing" de 2006.

Em 2007, na cerimônia de entrega dos Prêmios Grammy, as Dixie Chicks ganharam todos os cinco prêmios para os quais estavam indicadas, incluindo os mais prestigidos: melhor canção do ano, melhor gravação do ano e melhor álbum do ano. Elas interpretaram os prêmios como sendo "liberdade de expressão" exercida por parte dos votantes. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.