Devendra Banhart

Devendra Banhart

Internacionais

Devendra Banhart nasceu no dia 30 de maio de 1981 em Houston, Texas, morou por muitos anos em Caracas, Venezuela e depois voltou a morar nos E.U.A. Foi batizado com um nome indiano (Devendra significa "rei dos deuses" ou "rei dos céus") por influência de um guru amigo de seus pais.

Apareceu na onda do "New Weird America", um "movimento" que retoma os ares da psicodelia.

O músico é usualmente comparado com diversos artistas como Marc Bolan, Daniel Johnston, Billie Holiday, Syd Barrett, Nick Drake, John Fahey, e Tiny Tim. Sua musicalidade tende a arranjos simples de violão, com melodias que requerem pouco além deste instrumento, indicando suas raízes folk. As letras consistem em ideias surreais, naturalistas e metafóricas.

O próprio músico assume que, entre as suas maiores influências, estão Bob Dylan, Caetano Veloso, Secos e Molhados e Novos Baianos. A suavidade melódica e o timbre vocal de Banhart remetem frequentemente a estes músicos.

Banhart foi descoberto por Michael Gira, que lançou pela sua própria gravadora Young God Records o título Oh Me Oh My..., em 2002. Em 2005, (junto ao Andy Cabic e Revolver USA) criou a gravadora Gnomonsong.

Quando surgiu, Devendra foi-se consolidando como líder desse movimento musical, tendo sido também considerado como o jovem responsável pela "redescoberta" da musicalidade da cantora folk Vashti Bunyan, que gravou o álbum Rejoicing in the hands of the Golden Empress como vocalista convidada.

No início de 2006 fez uma participação especial no show que marcou a volta dos Mutantes, no Barbican Teathre em Londres, e com um carisma esfuziante, cantou Batmacumba com Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e companhia. Também fez um comentário, no qual dizia: "Os Mutantes são melhores que os Beatles... são uma banda muito mais criativa".

Em 2007 lançou o álbum Smokey Rolls Down Thunder Canyon, que conta com a participação de Rodrigo Amarante (Los Hermanos) na canção "Rosa".

Devendra Banhart já namorou a atriz Natalie Portman, que contracenou em seu videoclipe "Carmensita" e reside atualmente na cidade de São Francisco.

Em 2011, a sua música "Carmensita" foi utilizada no comercial da Kenzo para a promoção do perfume "Madly Kenzo". Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.