Dave Brubeck

Dave Brubeck

Outros

David "Dave" Warren Brubeck (Concord, California, 6 de dezembro de 1920 - Norwalk, Connecticut, 5 de dezembro de 2012) é um pianista de jazz estadunidense.

Oriundo de uma família musical, Dave Brubeck começou a aprender piano aos quatro anos de idade e violoncelo aos nove. Estudou com o compositor francês Darius Milhaud antes e depois da Segunda Guerra. Em 1951 criou seu quarteto, que nos primeiros anos experimentaria algumas mudanças de bateristas e contrabaixistas. O saxofonista Paul Desmond, porém, esteve presente desde o início. Com a entrada do baterista Joe Morello em 1956 e do contrabaixista Gene Wright em 1958, o quarteto entrou num período de estabilidade, durante o qual gravaria inúmeros discos e faria freqüentes turnês patrocinadas pelo Departamento de Estado norte-americano.

A gravação de "Take Five", tema de Desmond, em 1959, transformou o quarteto num campeão de vendagens da época. A propósito, entre Brubeck e Desmond viria a se desnvolver, com o passar dos anos, um entrosamento quase telepático.

Brubeck tinha admiração por Duke Ellington e pela música erudita. Desenvolveu um estilo pianístico muito peculiar, que viria se tornar cult. Percussivo, fazendo uso farto de acordes repetidos, Brubeck certamente não era um virtuose no sentido estrito do termo. Foi até mesmo acusado, por certos críticos da época, de não possuir swing e de não ser um melodista. Porém, uma apreciação completa precisa levar em conta outras características fundamentais de sua música. Sua predileção por compassos em números primos - 5/4, 7/4, 11/4 - suas ousadias harmônicas e mudanças de andamento anunciam um pianista inovador e coerente. Além disso, era um compositor verdadeiramente inspirado. Se sua música conseguiu alcançar sucesso junto ao público, mesmo aquele não iniciado no jazz, isso deve ser visto como uma circunstância feliz que em nada desmerece o seu valor musical. A verdade é que Dave Brubeck é resposável por uma das experiências mais bem sucedidas da Third Stream (a integração de elementos do jazz e da música erudita), no mesmo patamar de Stan Kenton, do Modern Jazz Quartet e do pianista Bill Evans. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.