Concrete Blonde é uma banda de rock alternativo que atuou do início dos anos 80 até o início dos anos 90 (e juntou-se de novo nos anos 2000). Eles são conhecidos principalmente pelas letras e voz pungentes de Johnette Napolitano.
A cantora / letrista / baixista Napolitano formou a banda Dream 6 com o guitarrista James Mankey em Los Angeles em 1982, lançando um LP homônimo na França pela gravadora Happy Hermit em 1983. Quando eles assinaram contrato com a I.R.S Records em 1986, o colega de gravadora Michael Stipe sugeriu o nome Concrete Blonde, que descreveria o contraste entre seu rock pesado e suas letras introspectivas (concrete=concreto, blonde=renda de seda). O baterista Harry Rushakoff juntou-se à banda no álbum de estreia. O baterista Paul Thompson, da Roxy Music, tomou o lugar de Rushakoff em Bloodletting e em várias faixas em Mexican Moon, enquanto Rushakoff estava em tratamento de desintoxicação por drogas. Rushakoff foi chutado pra fora da banda em 2002 por ter faltado a vários ensaios e shows. Ele foi substituído por Gabriel Ramirez.
O álbum mais popular da banda foi Bloodletting, de 1990. A banda se separou em 1995, mas se reuniu em 2001, lançando Group Therapy em 2002 e Mojave em 2004.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.