Christopher Maurice Brown (Tappahannock, 5 de maio de 1989) mais conhecido como Chris Brown é um cantor, compositor, dançarino, rapper, ator, diretor, coreógrafo e grafiteiro norte-americano. Lançou seu primeiro álbum com apenas 16 anos de idade intitulado Chris Brown. O primeiro single lançado foi "Run It!", que debutou em #92 e depois de 14 semanas atingiu seu maior feito entrando na liderança da Billboard Hot 100, fazendo de Brown o segundo artista a conseguir este feito, o primeiro a conseguir foi Puff Daddy em 1997. O álbum vendeu mais de dois milhões de cópias nos Estados Unidos e foi certificado platina duplo pela Recording Industry Association of America.[1] e rendeu a Brown duas indicações ao Grammy Award.
Seu segundo álbum de estúdio Exclusive foi lançado mundialmente em novembro de 2007 e vendeu mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos e foi certificado platina pela RIAA.[1] Incluiu os hits Kiss Kiss, With You, e Forever . Em 2009, Brown recebeu notoriedade após se declarar culpado do caso de violência doméstica contra sua ex-namorada Rihanna.[2] Ele foi condenado a seis anos com liberdade condicional e seis meses de serviço comunitário. O caso recebeu ampla atenção da mídia e afetou negativamente a sua carreira.[3][4][5][6]
O terceiro álbum de estúdio, intitulado Graffiti, foi lançado em 15 de dezembro de 2009. O primeiro single oficial foi "I Can Transform Ya", com Lil Wayne e Swizz Beatz, que chegou ao número vinte na Billboard Hot 100, tornando-se o oitavo Brown top 20 nesse gráfico.[7]
Após 2 anos longe da música Chris Brown lançou seu quarto álbum de estúdio, intitulado F.A.M.E, lançado em 2011 foi número 1 da Billboard 200 com a primeira semana de vendas de 270 mil cópias, marcando o primeiro álbum de Brown a ser número um naBillboard 200. O álbum venceu o Grammy de melhor álbum R&B de 2011, o primeiro e único da carreira do cantor. O álbum foi seguido por uma continuação em Fortune de 2012. O álbum também estreou no topo da parada americana Billboard 200, vendendo 134.000 cópias em sua primeira semana, tornando-se o segundo álbum número um no país, o álbum recebeu uma indicação para o Grammy na categoria melhor Álbum Urbano, perdendo para " Channel ORANGE " de Frank Ocean. Após diversos adiamentos por problemas com a justiça, chegando a ficar 108 dias na cadeia Brown lançou em setembro de 2014, seu sexto álbum, X que emplacou os hits Loyal e New Flame, levando Brown a mais três nomeações ao Grammy.
Em 2015 Brown lança seu sétimo álbum de estúdio Royalty, nome dado em homenagem a sua filha de um ano. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.