HARD ROCK - USA (Los Angeles, California)
Marq Torien : Vocaisex-King Kobra, ex-Ratt
Lonnie Vencent : Baixo
Rytchie Green : Bateria
Tory Stoffregen : Guitarra
Álbuns
BulletBoys (CD - 1988)
Freakshow (CD - 1991)
Za-za (CD - 1993)
Acid Monkey (CD - 1995)
Greatest Hits : Burning Cats and Amputees (Compilation - 2000)
Sophie (CD - 2003)
Smooth Up in Ya - the Best of (Compilation - 2006)
Behind the Orange Curtain (Live - 2007)
10c Billionaire (CD - 2009)
Rocked and Ripped (Compilation - 2011)
Natural da Califórnia, o Bulletboys tomou forma em 1986 com Marq Torien (voz), Mick Sweda (guitarra), Lonnie Vencent (baixo) e Jimmy D'Anda (bateria). E vale mencionar que anteriormente o vocalista Torien tocou guitarra por três meses no Ratt e até conseguiu uma audição para tentar preencher a vaga de Randy Rhoads na banda de Ozzy Osbourne; além de a dupla Sweda e Vencent terem passado pelo King Kobra.
O Bulletboys foi comparado desde o início com o Van Halen. Ainda que não fosse assim tão similar a nível musical, havia alguns motivos para tanto, como o fato de a performance de Torien ser tão enérgica quanto à de David Lee Roth, ou ambas as bandas terem como produtor Ted Templeman, que inclusive deu grande apoio ao Bulletboys para que este assinasse com a Warner Brothers Records, que, oras vejam, também era a gravadora do Van Halen.
De qualquer forma, seu primeiro disco auto-intitulado chegou ao público em 1988 e logo a seguir a banda começa a tocar pelo seu país com o Cinderella, Cheap Trick, Bon Jovi, Poison e Winger. E no ano seguinte passaram pela Inglaterra, totalizando aproximadamente 400 shows para a divulgação de seu debut.
Paralelo às apresentações, composições como ?Hard As A Rock?, "Kissin 'Kitty" e o single "Smooth Up In Ya" fizeram com que o disco atingisse platina pelas vendas, permitindo que o quarteto gozasse do almejado estrelato no final do movimento glam de Los Angeles.
Mas seu próximo álbum demorou muito para ser lançado, chegando ao mercado somente em 1991, época em que o mundo da rock´n´roll estava começando a mudar radicalmente. ?Freakshow? foi gravado tendo seu vocalista constante problemas nas cordas vocais e mostrava um Bulletboys ampliando seu horizonte musical ao incorporar o blues e funk ao Hard Rock. Estas características ficavam bem exemplificadas em ?THC Groove? e ?Talk To Your Daughter", fazendo com que o disco tivesse um astral mais alternativo.
Apesar das dificuldades dos novos tempos, o Bulletboys não se intimidou e seguiu na luta pela sobrevivência, adaptando sua música de acordo com as necessidades da ocasião. E ?Zaza?, de 1993, ainda era um álbum de rock, mas com um acentuado pop, se comparado com seus antecessores.
A partir daí, o grupo constou na onda das demissões perpetradas pelas grandes gravadoras. E para ajudar, Mick Sweda e Jimmy D'Anda decidiram seguir outros rumos para sua carreira, sendo respectivamente substituídos por Thomas Pittam e Robby Karras. Assim, o osso duro do Bulletboys liberou ?Acid Monkey? em 1995, permitindo que a nova formação percorresse todo o país para divulgar esse disco. Mas a sonoridade ainda mais alternativa afastou de vez até mesmo o mais ferrenho defensor da banda e, devido às baixas vendas, o Bulletboys jogou a toalha e encerrou as atividades.
Somente em abril de 1999 é que a formação clássica se reúne para tocar no Estádio Adelante, na Califórnia. O Bulletboys novamente provou o gosto do sucesso, pois a resposta do público mostrava que sua química continuava intacta. E dizem que foi em homenagem aos fãs que, no ano seguinte, a banda regravou todos os seus hits para a coletânea ?Burning Cats And Amputees?. Mas a homenagem se mostrou inútil, pois os tais fãs simplesmente não aprovaram as novas versões de seus antigos sucessos...
Posteriormente, e tendo somente o vocalista Marq Torien como membro da formação original, o Bulletboys continuou a reinventar sua música, liberando em 2003 o disco ?Sophie?, que inclusive apresentava como convidado Sebastian Bach, do Skid Row. Depois, outra compilação chamada ?Smooth Up In Ya - The Best Of? (06) e o ao vivo ?Behind The Orange Curtain? (07), e mais nada.
Ainda que sua música tenha se descaracterizado do Hard Rock ao longo dos anos, é inegável que a intensidade do debut ?Bulletboys? faça com que este seja considerado por muitos como um destes raros clássicos no estilo.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.