Brook Benton (19 de setembro de 1931 - 09 de abril de 1988) foi um cantor e compositor que era popular com o rock and roll, rhythm and blues, e as audiências da música pop durante os anos 1950 e início de 1960, quando ele teve sucessos como "É apenas uma questão de tempo "e" Infinitamente ", muitos dos quais ele co-escreveu.
Ele fez um retorno em 1970 com a balada "Rainy Night na Geórgia". Benton teve mais de 50 sucessos Billboard como um artista, e também escreveu sucessos para outros artistas.
Benjamin Franklin Peay nasceu em 19 setembro de 1931 em Lugoff, South Carolina. Quando Peay era jovem gostava de música gospel e escreveu canções. Então em 1948 ele foi para New York para seguir a carreira musical. Ele entrou e saiu de grupos gospel como O Langfordaires, As Estrelas de Jerusalém, e The Golden Gate Quartet. Retornando ao seu estado natal, ele se juntou a um grupo de R & B cantando, O Sandmen, e voltou a Nova York para receber uma grande chance com seu grupo. O Sandmen teve sucesso limitado, e sua gravadora, Okeh Records, decidiu empurrar Peay como artista solo, mudando seu nome a Brook Benton, aparentemente por sugestão da gravadora executivo Marv Halsman [1].
Brook ganhou uma boa vida a escrever canções e co-produtor dos álbuns. Ele escreveu músicas para artistas como Nat King Cole, Clyde McPhatter (para quem escreveu o hit "A Lover's Question"), e Roy Hamilton. Pouco depois, ele lançou seu primeiro hit menor, "A Million Miles from Nowhere". Mais tarde ele foi para a gravadora Mercury, que acabaria por lhe trazer maior sucesso.
[Editar] quebra Big
Finalmente em 1959 ele fez sua descoberta com seus hits "It's Just a Matter of Time" e "Eternamente". "It's Just a Matter of Time" alcançou a posição # 3 na Billboard Hot 100 chart EUA, enquanto que "incessantemente" chegou ao # 12. Ambos os dois primeiros sucessos foram escritos por Benton com Clyde Otis. Eles foram originalmente oferecido a Nat King Cole, mas quando Otis tornou-se um oficial de A & R da Mercury, ele convenceu Benton para assinar com a gravadora e gravá-los ele mesmo, ao pedir Cole não gravar as canções como o planejado. [2] Ele seguiu esse sucesso com uma série de hits, incluindo "So Many Ways" (# 6), "Hotel Happiness" (# 3), "Think Twice" (# 11), "Kiddio" (# 7), e "A Song Boll Weevil" (# 2). Em 1960, ele tinha dois top 10 duetos de sucesso com Dinah Washington: "Baby (You've Got What It Takes)" (# 5) e "Um Caminho Rockin 'Good (A Mess Around and Fall in Love)" (# 7 ) [3].
Ele também gravou sua própria versão de "Cuide bem do seu" em 1962. Em meados e final dos anos 1960, Benton gravou para a RCA Records Reprise Records, e com o sucesso comercial mínima. Em 1969 ele assinou com Cotillion Records, uma subsidiária da Atlantic Records, onde no ano seguinte, teve seu último grande sucesso com "Rainy Night na Geórgia" [3].
Benton acabaria dando 49 singles na Billboard Hot 100, com outras canções de gráficos sobre o ritmo da Billboard e blues, músicas fáceis, e gráficos de música de Natal [4]. Álbum O último feito por Benton foi Fools Rush In, que foi lançado postumamente em 2005. Em um ponto ele estava gravando no Groove Records .
[Editar] Morte
Brook morreu de complicações de uma meningite espinhal, em Queens, Nova York, na faixa etária de 56 a 09 abril de 1988. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.