Breaking Benjamin

Breaking Benjamin

Hard Rock

Breaking Benjamin é uma banda americana de alternative metal formada em 1998 em Wilkes-Barre, Pensilvânia.

História da Banda

Formada em 1998 pelo vocalista Benjamin Burnley e o baterista Jeremy Hummel, Breaking Benjamin rapidamente se tornou famoso na cidade. No ano seguinte mudaram o seu nome para Plan 9. Mais tarde, em 2000, após várias modificações, eles mudaram para o nome inicial, Breaking Benjamin. No mesmo ano, dois amigos de Burnley, Aaron Fink e Mark Klepaski, deixaram as suas bandas para se juntar à banda como guitarrista e baixista, respectivamente. Ela chamou atenção quando apareceu na MTV como cover, resultando em um acordo com a Universal Records.

Mudaram-se para a Hollywood Records em 2001 após o sucesso de um EP independente, Breaking Benjamin EP, que vendeu duas mil cópias. Depois lançaram o seu álbum principal, Saturate, em 27 de Agosto de 2002. A primeira faixa do álbum, "Polyamorous", tocou muito nas rádios, antes de alcançar grandes audiências. "Skin" também foi lançada, mas não fez tanto sucesso como a canção anterior. O álbum vendeu então apenas 300 mil cópias.

Então, em 29 de Julho de 2004, Breaking Benjamin lançou o seu maior álbum, We Are Not Alone.

Mais tarde em 8 de Agosto de 2006 lançaram o álbum "Phobia" com o single "The Diary of Jane" que até ao momento pode ser considerado o seu single de maior sucesso.

O produtor David Bendeth, que produziu os últimos dois álbuns da banda "We Are Not Alone" e "Phobia", já produziu o quarto álbum de estúdio intitulado "Dear Agony", lançado em 29 de Setembro de 2009. O primeiro single, I Will Not Bow, já foi liberado às rádios e fará parte do filme "Surrogates", estrelado por Bruce Willis.

Breaking Benjamin em 2011-2012
Aaron Fincke e Mark Klepaski foram demitidos da banda, pelo vocalista Ben Burnley de acordo com o site brasileiro de notícias sobre música MPSIROCK. Essa notícia foi postada em vários sites especializados em informações no dia 02/08/2011. A demissão teria sido fruto do envolvimento dos dois no remix da música "Blow Me Away" parte da compilação "Shallow Bay: The Best Of Breaking Benjamin" lançado em 16 de Agosto de 2011 pela Hollywood Records.
Benjamin Burnley afirma que não teve nenhum conhecimento prévio da decisão dos dois e que ambos ganharam cerca de 100,000 $ da gravadora para fazerem a música.

Segundo o advogado do cantor, Brian Caplan, disse à The Associated Press (02/08/11) que Burnley pretende contratar novos companheiros de banda e manter a performance como Breaking Benjamin. A banda tem estado em um longo hiato, devido a problemas de saúde do Burnley. ?A relação entre o Sr. Burnley e os dois outros membros da banda acabou?, disse Caplan. ?Burnley tem a intenção de avançar com o nome Breaking Benjamin e a banda vai continuar. Ele só não vai continuar na sua formação anterior. Ele não está se aposentando.?

No dia 22 de abril de 2012 o baterista Chad Szeliga postou em sua página no Facebook que estava deixando a banda devido a diferenças criativas. Pouco depois foi anunciado que ele entraria para a banda Black Label Society.

O Retorno (2013)
No dia 19 de abril de 2013, Ben anunciou pelo Facebook da banda de que ele conseguiu os devidos direitos para continuar utilizando o nome Breaking Benjamin e de que a banda irá continuar.

A disputa entre Benjamin Burnley, que é o único fundador, principal músico, cantor e compositor da banda Breaking Benjamin, e dois dos ex-membros da banda foi resolvida. Benjamin Burnley mantém o seu direito de usar o nome da banda e Breaking Benjamin continuará. Benjamin Burnley afirma: "Tenho o prazer de finalmente colocar este assunto para trás e me concentrar no futuro para Breaking Benjamin. Desejo expressar o meu amor nunca termina e gratidão aos melhores fãs do mundo por seu amor eterno e apoio. Palavras não podem expressar o meu amor para todos vocês! Obrigado."

Nova formação (2014-presente)
Em 19 de agosto de 2014, a banda anunciou que tinham reformado por meio de sua página oficial do Facebook. A banda re-emergiu como um quinteto com Burnley como o vocalista e quatro novos membros. Eles incluem: o guitarrista Jasen Rauch, anteriormente da banda Red, que havia colaborado com a banda em quatro faixas no álbum Dear Agony; o guitarrista/backing vocal Keith Wallen, anteriormente de Adelitas Way e Cooper; o baixista/backing vocal Aaron Bruch, ex-OurAfter and Forever Oeuvre, que já tocou em shows acústicos com Burnley em 2010 e 2013; e o baterista Shaun Foist, anteriormente da banda Picture Me Broken.

Burnley disse no lineup que: "Todos que estão na banda agora são músicos muito talentosos e foram escolhidos a dedo", e adicionou: "Keith [Wallen] e Aaron [Bruch] são cantores realmente surpreendentes. São o tipo ao qual a banda sempre precisou".

Dark Before Dawn (2015)
Em 18 de março de 2015, a faixa "Failure" assim como o título do novo álbum "Dark Before Dawn" foram anunciados. O "Dark Before Dawn" foi oficialmente lançado em 23 de junho de 2015.
Em uma hora de pré-venda, o álbum alcançou o #1 no chart de álbuns de rock no iTunes e #3 no chart geral. O álbum também alcançou o #1 na Billboard 200, fazendo do álbum o de maior sucesso em vendas até o momento. Em julho do mesmo ano, a banda anunciou que fariam sua primeira tour no exterior.

Burnley explicou que escrever o Dark Before Dawn foi intermitente e fragmentado, levou todo o período de hiatus, mas foi perto do final do hiatus em 2013 que foi quando ele se tornou coeso. Depois de frustrado com a falta de respostas em relação à sua condição de saúde, Burnley decidiu parar de procurar por um diagnóstico e focar no álbum. Gravado e produzido no estúdio pessoal de Burnley, o Dark Before Dawn é o primeiro álbum com o vocalista creditado como produtor. O cantor afirmou que "Eu diria que a quantidade de produção deste álbum foi a mesma dos outros álbuns, só não tinha meu nome (nele)" e adicionou, "Eu não estou fazendo nada diferente aqui do que fiz no passado. Por que não deveria ser conhecido por estar fazendo isso?"

Ember (2018)
Em agosto de 2017 foi divulgado que o sexto álbum de estúdio da banda estava completo. Em Dezembro de 2017, foi divulgado que o Ember e seu single principal "Red Cold River" seriam lançados no começo de 2018. O Ember vendeu 88.000 cópias em sua primeira semana e ficou em #3 na Billboard 200. "Red Cold River" chegou ao #2 no Mainstream Rock Songs chart, e #5 no Hot Rock Songs chart.
Videoclipes para as faixas "Red Cold River", "Torn in Two" e "Tourniquet" foram lançados em 18 de janeiro, 12 de abril e 13 de dezembro, respectivamente, com Burnley explicando que os clipes são uma trilogia.

Burnley afirmou que ele escolheu "Ember" como título do álbum como algo que remetesse ao fim de algo ou o começo, mas enfatizou uma ambiguidade intencional para deixar aberto a interpretações. Foi o primeiro álbum com participação de todos os integrantes na produção, desde a escrita das letras à composição das melodias. O guitarrista Jasen Rauch comentou que o álbum ultrapassa os limites com um material mais pesado do que o feito pela banda no passado. Ele disse "tocando, é o álbum mais difícil" e que eles se aproveitaram da dinâmica com três guitarristas, mas que o álbum, no entanto, não se afasta do som estabelecido pelo Breaking Benjamin.

Formação atual

* Benjamin Burnley - vocal e guitarra (1998 - atual)
* Aaron Bruch - backing vocal e baixo (2014 - atual)
* Jasen Rauch - guitarra (2014 - atual)
* Keith Wallen - backing vocal e guitarra (2014 - atual)
* Shaun Foist - bateria (2014 - atual)


Ex-integrantes

* Jonathan Price - baixo (1998 - 1999)
* Jeremy Hummel - bateria (1998 - 2004)
* Aaron Fink - guitarra (1999 - 2011)
* Mark James - baixo (1999 - 2011)
* Chad Szeliga - bateria (2005 - 2012)

Discografia

Álbuns de estúdio

* Saturate (2002)
* We Are Not Alone (2004)
* Phobia (2006)
* Dear Agony (2009)
* Dark Before Dawn (2015)
* Ember (2018)

EPs:

* Breaking Benjamin EP (2001)
* Live EP (2004)
* So Cold (2004)

Compilações:

* Shallow Bay: The Best Of Breaking Benjamin (2011)

Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.