Com um estilo musical parecido com The Decemberists e The Shins, mas com personalidade, a banda de folk-soul, Blind Pilot - formada inicialmente pelo vocalista/compositor/guitarrista Israel Nebeker e o bateirista Ryan Dobrowski, agora conta com Kati Claborn no banjo e na gaita de fole, Luke Ydstie no contra-baixo, Dave Jorgensen no trompete e no harmonio (instrumento com o mesmo som do orgão, porém mais compacto e sem tubos), e Ian Krist no vibrafone.
Banda de Portland, Blind Pilot possui um equilíbrio entre a folk e pop maduro de West Coast. Os dois primeiros amigos uniram-se na faculdade antes de combinar seus talentos musicais e de turismo no circuito de Oregon. Em 2006, no entanto, eles decidiram que uma mudança de cenário podia ajudar a alimentar a sua composição. O Blind Pilot, consequentemente mudou-se 90 milhas ao norte, onde passaram três meses dentro de um armazém, em Astoria, gravando demos para um álbum completo. Depois, Nebeker e Dobrowski lançaram uma "turnê de bicicleta", e viajaram de Vancouver para São Francisco apenas com suas bicicletas, fazendo shows e vendendo EPs ao longo do caminho. Eles voltaram para casa para finalizar o disco 3 Rounds And A Sound, que foi lançado pela Expunged Records em junho de 2008.
Portland é uma cidade repleta de bandas de folk-pop, mas a simplicidades e modéstia das músicas de Blind Pilot destacaram-se mais. Uma vez escutada, as maravilhosamente sedutoras canções não são facilmente esquecidas ou deixadas. Blind Pilot foi uma banda que passou de tours de bicicletas para turnês internacionais em menos de um ano. Mas a real história do sucesso desta banda de Portland, Oregon, está nas suas músicas. Liderada pelo violão e pela voz suave de Isarel Nebeker, são músicas que cultivam devoção dos fãs e provocam vontade de cantorolar durante todo o dia. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.