Big Mama Thorton

Big Mama Thorton

Blues

Willie Mae ('Big Mama') Thornton nasceu no Alabama. Sua introdução à música, como acontece com muitas outras lendas do blues, começou na Igreja Batista, onde seu pai era um pastor e sua mãe era cantora. ?Big Mama? e seus seis irmãos começaram a cantar muito jovens. Quando tinha apenas catorze anos abandonou o Alabama após a morte de sua mãe. Em 1948, começou sua carreira em Houston, Texas. No início dos anos 60 deixou Houston e transferiu-se para San Francisco, cantando nos clubes locais.

Mas seu estilo rude acabou arrastando-a para o blues elétrico de Chicago, onde foi "adotada" por Muddy Waters. Participou de dezenas de festivais ao lado dos grandes nomes do gênero, principalmente nos anos 60. Willie Mae Thornton morreu em Los Angeles em 1984, do coração e complicações no fígado, provavelmente provocadas por anos de alcoolismo. Seu nome é um legado e irá permanecer para sempre entre as lendas do blues e por ter influenciado gerações de cantores do blues e do rock como Elvis Presley e Janis Joplin.

Na canção 'My love', 'Big Mama' é acompanhada pela banda inovadora de Muddy Waters composta por guitarra amplificada, harmônica, piano e bateria.

Ao contrário de tornar a música simplesmente mais alta, o uso de amplificadores a tornou mais intensa.

Para saber mais sobre esta dama do blues, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Mama_Thornton Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.