Bernard Fanning (15 de Agosto de 1969) é um músico australiano. É mais conhecido como vocalista da banda de rock alternativo australiana Powderfinger, da qual faz parte desde 1989.
Nascido e criado em Toowong, Brisbane, Fanning aprendeu a tocar piano com a sua mãe quando era novo. Fanning começou a compor música aos 15 anos quando frequentava o St. Joseph's College. Quando se formou, entrou na Universidade de Queensland onde estudou Jornalismo. Desistiu do curso pouco tempo depois para seguir uma carreira musical, depois de conhecer Ian Haug numa aula de economia. Fanning juntou-se a Haug, John Collins e Steven Bishop, que tinha formado os Powderfinger recentemente, e assumiu o papel de vocalista. Nos 15 anos seguintes, a banda lançou 5 álbuns e conseguiu um grande sucesso na Austrália. Durante uma pausa da banda em 2005, Fanning lançou-se a solo com o álbum "Tea and Sympathy". Os Powderfinger, reuniram-se no ano seguinte e lançaram o seu 6º álbum de estúdio.
Enquanto que o estilo dos Powderfinger se centra mais no rock alternativo, a sua música a solo é descrita como uma mistura de blues e folk acústico. Fanning toca vários instrumentos, entre eles a guitarra, piano, teclado e harmónica.
Fanning também é conhecido por criticar várias figuras políticas australianas, expressando muitas vezes o seu desagrado através da sua música. Doar dinheiro a instituições é outra das suas características, sendo um representante de causas da população Aborígene australiana. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.