Ben Kweller

Ben Kweller

Rock internacional

Ben Kweller (nascido em 16 de junho de 1981) é um músico americano de rock e ex-vocalista da banda dos anos 90 Radish, que foi comparada com o Nirvana pela revista Rolling Stone. A banda popularizou-se na cena musical de Dallas, Texas desde sua formação em 1993. Entretanto, a banda foi duramente criticada como apenas uma imitação de Nirvana com um vocalista muito jovem (Kweller ainda era adolescente na época). Entretanto, Kweller, Bryan Blur (baixo) e John Kent (bateria) assinaram com uma grande gravadora, Mercury Records, em 1995. Apesar do início popular, que incluiu apresentações nos programas de TV de Conan O?Brien e David Letterman, a banda nunca foi um sucesso, nem com seu primeiro disco, Dizzy, nem com o sucessor, Restraining Bolt.

Kweller começou sua carreira solo em 2002, com o álbum Sha Sha. O disco incluía o single popular nas rádios Wasted & Ready. O título da música tenta reconciliar seus esforços com a Radish e a dificuldade em achar uma nova identidade para um artista na casa de seus 20 anos recomençando a carreira. Apesar de ainda ter semelhanças com Nirvana, além de outras influências como Weezer e Ben Folds, o álbum popularizou-se graças ao seu website e ao grupo TeamBK, que fez muita divulgação boca-a-boca.

Em 2003, Kweller entrou em turnê pela Austrália com Ben Folds e Ben Lee, criando o grupo The Bens, que gravou apenas um EP. Em 2004, Kweller lançou seu segundo disco da carreira solo, o EP On My Way, que buscou repetir o mesmo sucesso modesto de Sha Sha, porém maduro e menos inquieto. Logo em seguida, Kweller descansou por um tempo devido ao nascimento de seu filho, Dorian. Em 2006, ele voltou com um álbum auto-intitulado, onde influenciou-se por artistas solo como Bruce Springsteen e Tom Petty. Buscava um som mais refinado e bem-produzido. Kweller gravou todos os instrumentos durante as gravações, inclusive as palmas. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.