Egbert Nathaniel Dawkins III (7 de Janeiro de 1979, Orange County, Califórnia, Estados Unidos), mais conhecido como Aloe Blacc, é um cantor, rapper e compositor norte-americano.
Em 2006, lançou o seu 1º álbum a solo, "Shine Trough", pela editora independente Stones Throw Records. "Shine Trough" apresenta uma mistura de temas soul com outros com sonoridades latinas (particularmente salsa).
Ganhou notoriedade em 2010 o single ''I Need a Dollar" - um álbum já completamente soul -, obtendo um razoável sucesso na Europa. No mesmo ano foi lançado o seu 2º álbum e o primeiro enquanto artista de projeção verdadeiramente mundial: "Good Things" (também pela Stones Throw). Para além de "I Need a Dollar", de "Good Things" - um álbum que se foca numa visão positiva da vida e dos desafios que ela nos apresenta - saíram ainda os singles "Loving You Is Killing Me", "Femme Fatale", "Green Lights" e "You Make Me Smile".
O sucesso de "Good Things" rendeu a Aloe 2 nomeações nos Brit Awards de 2012: Melhor Artista Revelação Internacional e Melhor Artista Soul Masculino.
Em 2013, deu voz ao mega hit ''Wake Me Up'', de Avicii. O tema chegou ao primeiro lugar em mais de 22 Países.
No ano seguinte, lançou o seu 3º álbum e o primeiro por uma grande editora (Interscope): "Lift Your Spirit", do qual foi extraído o êxito "The Man", que sampla vocais de "Your Song" (1970), de Elton John.
"Lift Your Spirit" foi nomeado para Melhor Álbum R&B nos Grammy Awards de 2015.
Para além de Aviici, Blacc já colaborou com artistas como Zedd, Owl City ou o português João Barbosa (dos Buraka Som Sistema), na altura em que o seu nome artístico era J-Wow (atualmente é Branko), na faixa "Off Wit Their Heads", que apresenta um Aloe Blacc irreconhecível para quem só o passou a conhecer a partir de "I Need a Dollar", num registo hip hop. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.