Al Stewart

Al Stewart

Rock internacional

Al Stewart (Alastair Ian Stewart , 05 de setembro de 1945) é um escocês cantor, compositor e folk rock músico .
Stewart chegou ao estrelato como parte da British revival do folk na década de 60 e 70 , e desenvolveu seu próprio estilo único de combinar canções rock-folk com tecidos delicados contos dos grandes personagens e acontecimentos da história.
Ele é mais conhecido por seu hit de 1976 single " Year of the Cat ", do álbum de platina Year of the Cat .
Embora o ano do gato e seus platina 1978 seguimento Time Passages Stewart trouxe seu maior sucesso comercial em todo o mundo, os álbuns anteriores, como o Passado, Presente e Futuro de 1973 são muitas vezes vistos como exemplos de sua melhor marca histórica íntimo de folk-rock - um estilo ao qual voltou em álbuns mais recentes.
Stewart foi uma figura chave em uma época fértil em música britânica, e ele aparece em todo o musical do folclore da época. Ele tocou no primeiro Glastonbury Festival , em 1970, conheceu Yoko Ono pré- Lennon , dividiu um apartamento em Londres com um jovem Paul Simon , e hospedado no lendário Les Cousins clube popular em Londres em 1960.
Stewart lançou dezenove estúdio / álbuns ao vivo e um álbum de edição limitada de B-sides e raridades desde seu álbum de estréia Bedsitter Imagens em 1967, e continua em turnê ao redor os EUA e Canadá, Europa e Reino Unido. Seu último lançamento é Uncorked , que foi lançado pelo seu selo independente, Wallaby Trails Recordings.
Ele já trabalhou com Alan Parsons , Jimmy Page , Rick Wakeman , Tori Amos e Tim Renwick e atualmente toca com Dave Nachmanoff e ex- Wings , o guitarrista Laurence Juber .

Carreira

O primeiro registro de Stewart foi o single "The Elf" (apoiada com um versão do Yardbirds "Turn into Earth"), que foi lançado em 1966 pela Decca Records , e incluiu trabalhos de guitarra de Jimmy Page (depois dos Yardbirds e Led Zeppelin ), o primeiro de muitos guitarristas Stewart trabalhou com líderes, incluindo Richard Thompson , Tim Renwick e Peter White . Stewart, em seguida, assinou com a Columbia Records (CBS, no Reino Unido), para quem lançou seis álbuns. Embora os primeiros quatro destes atraíram relativamente pouco interesse comercial, a popularidade Stewart e culto seguinte cresceu de forma constante por meio de álbuns que contêm alguns dos e introspectivo Stewart mais incisiva songwriting .

Os Primeiros Àlbuns

O de estréia foi Bed-Sitter Imagens foi lançado em LP em 1967, uma versão revista surgiu em 1970 como o primeiro álbum (Cama-Sitter Images) com algumas faixas mudou, eo álbum foi relançado em CD em 2007 por 'Choice colecionadores de música com todas as músicas de ambas as versões.
Crônicas de Amor (1969) foi notável para a faixa-título minuto 18, um conto autobiográfico angustiado de encontros sexuais, que foi o registro de liberação mainstream primeiro a incluir a palavra "merda". Foi eleito o "Folk Álbum do Ano "pela revista de música britânica Melody Maker , e também tem Jimmy Page na guitarra.
Seu terceiro álbum, ela voa Zero seguido em 1970 e incluiu um número de canções mais curtas que variou de baladas acústicas e instrumentais para canções que contou com guitarra elétrica. Esses três primeiros álbuns (incluindo o Elf ) foram liberados mais tarde como o conjunto de dois CD Para quem interessar possa que: 1966-1970 .
Em 1970, Stewart pulou em um carro com o músico Ian Anderson e fomos para a pequena cidade de Pilton, Somerset . Lá, a Michael Eavis está Worthy Farm , Stewart realizada no primeiro festival de Glastonbury com uma área de 1.000 hippies que haviam pago apenas R $ 1 cada para estar lá.
Na parte de trás de seu sucesso crescente, Stewart lançou Orange em 1972. Ele foi escrito após um tumultuado rompimento com sua namorada e musa, Mandi, e estava muito transitório um álbum, combinando músicas no confessionário estilo de Stewart com insinuações mais dos temas históricos que iria adoptar cada vez mais (por exemplo, "O Notícias da Espanha ", com o seu prog-rock tons, incluindo piano dramática por Rick Wakeman ).
O quinto lançamento, Passado, Presente e Futuro (1973), foi o primeiro álbum de Stewart para receber um bom lançamento nos Estados Unidos, através de Janus Records . Ele repetiu uma narrativa tradicional estilo histórico e continha a música "Nostradamus", uma faixa (09:43) de comprimento no qual Stewart amarrado na re-descoberta do alegado vidente s escritos ", referindo-se selecionado previsões possíveis sobre as pessoas do século XX e eventos. Apesar de muito tempo para rádios rádios na época, a canção se tornou um hit na faculdade EUA, muitos / as estações de rádio da universidade, que eram flexíveis sobre a execução de vezes.
Essas rádios ajudou o álbum a atingir # 133 na Billboard na parada de álbuns os EUA. Outras canções Passado, Presente e Futuro caracterizada por gênero 'Stewart' da história mencionados presidente norte-americano Warren Harding , da Segunda Guerra Mundial, Ernst Röhm , Christine Keeler , Louis Mountbatten , e Stalin s 'expurgos.
Stewart seguiu Passado, Presente e Futuro com Modern Times (1975), em que as músicas eram mais leves em referências históricas e mais de um regresso ao tema de histórias curtas com música. Significativamente, no entanto, foi o primeiro dos seus álbuns a ser produzido por Alan Parsons e Allmusic considera o seu melhor. Ele produziu seu primeiro single, "Carol", e recebeu airplay considerável na orientação estações álbum e alcançou a posição # 30 na os EUA, cerca de 30 anos antes de Bob Dylan lançaria um álbum do mesmo nome .
do contrato de Stewart com a CBS Records terminou neste momento e ele assinou contrato com a RCA Records para o mundo fora da América do Norte. Seus dois primeiros álbuns pela RCA, ano do gato (lançado em Janus em os EUA, depois reeditado pela Arista Records após Janus dobrado) e Time Passages (lançado em os EUA em Arista), definir o estilo de seu trabalho posterior, e sem dúvida, a maior venda de gravações dele.
Como disse Stewart Kaya Burgess do The Times : "Quando eu terminei ano do gato , eu pensei: 'Se isso não é bater, então eu não posso fazer uma batida. " Nós finalmente chegamos a fórmula exatamente certo ".
Ambos os álbuns chegaram ao top dez em os EUA, com "Year of the Cat" alcançando a posição # 5 e "Time Passages" na posição # 10, e ambos os álbuns produziram hits em os EUA ("Year of the Cat" # 8, e "On the Border", # 42, "Time Passages" # 7 e "Song On the Radio", # 29). Enquanto isso, "Year of the Cat" se tornou o primeiro gráfico Stewart único na Grã-Bretanha, onde alcançou a posição # 31. O estrondoso sucesso dessas canções, as quais ainda receber rádios substanciais no formato classic-rock/pop estações de rádio, tem talvez mais tarde ofuscou a profundidade e variedade de seu corpo Stewart de composição. Stewart próprio frequentemente expressa decepção com a qualidade de suas gravações durante esta época, o sucesso comercial, não obstante.

1980

Stewart, em seguida, liberado "24 Carrots" (# 37 EUA 1980) e seu primeiro álbum ao vivo Live / Indian Summer (# 110 EUA, 1981), com o reforço caracteriza por Peter White da banda "Shot in the Dark (que lançou seu próprio álbum vencida em 1981 ). Enquanto "24 Carrots" produziu um # 24 com o single "Midnight Rocks", o álbum vendeu bem menos do que seus dois antecessores imediatos.
Após esses lançamentos, Stewart foi abandonado pela Arista e sua popularidade caiu. Apesar de seu baixo perfil e diminuindo o sucesso comercial, ele continuou a fazer turnês pelo mundo, discos e manter uma base de fãs leais. Havia uma diferença de quatro anos entre seus dois próximos álbuns, o grande político "Russians and american" (1984) e otimista pop-oriented "Last Days of the Century" (1988), que apareceu em etiquetas menores e teve vendas menores do que seus trabalhos anteriores .

1990

Stewart seguiu com seu segundo álbum ao vivo, a acústica" Rhymes in rooms (1992), que apresentou apenas a si mesmo e Peter White , e" FamousLast Words"(1993), que foi dedicado à memória do falecido Peter Wood (famoso por co- escrito "ano do gato"), que morreu no ano de seu lançamento.
Stewart seguiu-os para cima com um álbum conceitual, com entre as guerras (1995), cobrindo grandes eventos culturais e históricos 1918-1939, como o Tratado de Versalhes , Lei Seca , a Guerra Civil Espanhola , ea Grande Depressão .
Em 1995, Stewart foi convidado para tocar no 25 º aniversário do festival Glastonbury , levando ao mesmo palco que ele tinha dado em 1970, na primeira vez do festival.

Século 21

Stewart se despediu do século 20 com Down in the Cellar , em 2000, um álbum conceitual sobre a temática do vinho. Stewart tinha começado um caso de amor com vinho, em 1970, quando, admitiu ele, que ele tinha mais dinheiro do que ele sabia como gastar, e por isso virou-se para vinhos finos.
Com a chegada de um novo século, Stewart voltou à sua marca inimitável de histórico folk-rock. Em 2005 ele lançou "A Beach Full of Shells" , que foi fixado em lugares exóticos da Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra de 1950 rock'n'roll cena que o influenciaram.
Em 2008, ele lançou "Sparks of Ancient Light produced", como seu álbum anterior, por Laurence Juber . Aqui, ele tece contos de William McKinley , Lord Salisbury e de Hanno Navigator , sem perder o espírito ea crocância da entrega que o tornou famoso.
Stewart eo guitarrista Dave Nachmanoff lançou um álbum ao vivo, Uncorked (Live com Dave Nachmanoff) no rótulo do Stewart, Wallaby Trails Recordings, em 2009.
Stewart eo guitarrista Dave Nachmanoff jogou o 40 º aniversário do Festival de Glastonbury em junho de 2010 no palco acústico.

Residência

Nascido na Escócia , criada em Dorset e impelido para a fama em Londres , Stewart se mudou para Los Angeles no final de 1970. Casou-se em meados dos anos 90, e ele, sua esposa e suas duas filhas mudou-se para Marin County, Califórnia . Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.